Hoje é possível marcar como Ganho ou Perdido uma oportunidade sem selecionar uma das opções de motivo, para controle comercial é muito importante que a equipe selecione os motivos.
Minha sugestão é que o administrador possa selecionar a obrigatoriedade de escolher um motivo de ganho ou de perda.